terça-feira, 4 de outubro de 2011

Síndrome de underground tem cura?

Este assunto foi sugestão de um colega do Twitter e gostaria de agradecê-lo pois é um assunto muito interessante de ser discutido.
Será que a tal "Síndrome de underground" tem cura? É claro que tem, basta encher o pulmão e gritar: "VÁ SE FODER".

Existem muitas coisas que são discutíveis dentro desse assunto, afinal, o Visual kei é ou não é "modinha"?
O que são os fãs "posers"?

A pergunta sobre modinha é questionável. Visual kei ja foi um tendência no Japão (não absoluta) mas se tratando de Brasil o estilo está bem longe de ser uma "modinha". Isso tem um único motivo: os fãs não ajudam nem um pouco as suas bandas a serem reconhecidas.

Fãs do Gazette se organizam para colocar o nome da banda nos "trending topics" do twitter, isso seria realmente algo legal, mas vamos analisar o ponto de vista de alguém que não conhece a banda e vê ela no "TT":
- "Nossa, o que isso nos TT?"
Ele clica pra ver do que se trata o assunto e após rolar o scroll algumas atualizações abaixo percebe que são chats falando um monte de besteiras homossexuais sem conteúdo, de caráter no mínimo duvidoso escrito por pré-adolescentes que ainda possuem hímen e falando apenas do quanto os rapazes são bonitos e comentando de fanservices e do quanto é legal ver os músicos se esfregando em cima do palco.
-"Nossa, brasileiro gosta de tanta coisa gringa ridícula e ainda fala mal de Restart."

Na melhor das hipóteses o cara nem vai querer procurar nada, afinal, ninguém estava comentando da música, e ao menos que ele seja um pré-adolescente como supracitado ele não se interessará pela banda em questão.

Sites de downloads nunca foram uma forma eficiente de divulgar o estilo no país... geralmente você chega até estes sites depois já ter sido apresentado ao visual kei. Talvez o principal fato que culminou numa visibilidade mais abrangente do visual kei no pais tenham sido as bandas nacionais, muitas delas se apresentavam e se apresentam fora de convenções de anime, em lugares onde é comum as cenas rock tradicionais frequentarem , gente disposta a conhecer novas coisas, na sua maioria.

Como todos sabemos, não existe mercado de visual kei no Brasil. Não são fabricados aqui CDs de bandas japonesas e se você quer ter o CD da sua banda favorita você precisa importar de sites como a CdJapan. Alguns fãs também acham que comprar o material original do artista aqui no Brasil ajuda o artista a se manter e dá chances dele vir fazer show no Brasil, mas isso é ilusão.

Muitos dos fãs de visual kei no Brasil querem que seu estilo fique no escuro, longe dos fãs posers, mas como brasileiro é IDIOTA e adora modificar as coisas, também não sabem o que significa poser.
Segundo o dictionary.com, poser é uma pessoa que tenta impressionar os outros com algo que não seja o seu único e verdadeiro.
Analisando que o glam metal dos anos 80 era chamado de "poser" por alguns motivos, podemos dizer que o visual kei em geral é também "poser", pois a teatralidade faz com que os músicos em cima do palco não sejam totalmente seus "eu" verdadeiros... ou vocês acham que eles se vestem daquela forma todo dia...?

A única forma de CD's de bandas japonesas serem vendidos no Brasil, é o estilo se tornando uma tendência, mas como fazer isso se alguns fãs deixaram o estilo com uma imagem manchada perante fãs de outros estilos?
Popularizar um estilo depende da cooperação de todos, muitos fãs odeiam outros fãs, muitos fãs não querem que vire "modinha", muitos fãs são crianças e não tem noção dessas coisas, então se você que está lendo esse texto está consciente desses fatos, vamos ajudar a transformar a cena em algo mais adulto e sério, porque por enquanto, ela é uma piada.

A popularização do visual kei trará CDs, shows, promoções e muitos outros tipos de merchan que vocês tanto sonham, só que muito mais acessível e com custo super reduzido, pare de preocupar com os fãs "posers", afinal, se eles estão gastando seu dinheiro comprando, é problema deles e ajuda a banda, que não se tornará ruim só por ser mais popular. Se você não gosta de certas bandas/músicas apenas por ela ser popular, recomendo que procure ajuda médica urgente, pois você tem retardo mental.

Crianças do Brasil...

Acordem

att,
Anônimo

Um comentário:

  1. Huahuahua adorei esse post!

    Realmente tem gente que não quer que o Visual Kei se espalhe pelo Brasil para não virar modinha, coisa que eu acho tosco! E sim, muitas vezes dão mais importancia aos fãs services! O povo tem que acordar e ver que uma bvanda é feita de Musica, e não de cenas

    ResponderExcluir