terça-feira, 25 de outubro de 2011

Miyavi X SWU

Caros senhores, eu a tempos gostaria de dissertar sobre este assunto, mas pouco tempo tive nas últimas semanas para fazê-lo, pois bem, cá estamos.

O mês de novembro parece ser o mês que mais teremos apresentações de artistas japoneses no país até agora. serão 3 em um intervalo de cerca de duas semanas: Versailles, Miyavi e Dir en Grey.
Todos estes artistas já estiveram no Brasil anteriormente, vamos analisar um por um deles:

Dir en grey esteve no Brasil no Maquinária Festival de 2009 e veio onde deveria vir e o único lugar onde Dir en Grey ainda consegue se segurar atualmente: Em festivais. Dir en grey perdeu muito da popularidade que tinha no seu auge e apesar de ainda ter fãs fiéis, está no lugar que merece fazendo seu som se tornar algo clichê no meio do metal alternativo, vai tocar no Brasil em um one-man para seus poucos fãs e talvez não coloquem mais os pés aqui.

Versailles estará no Brasil pela segunda vez, em uma saturação óbvia de uma mercado nacional que tenta imitar o mercado japonês: Fãs enlouquecidas que acham os membros lindos e suas roupas exuberantes maravilhosas e a música que se dane. Realmente é algo típico da Yamato, trazer uma banda dois anos seguidos porque sabe que a maioria absoluta de fãs dessa banda pagará e venderá seus rins para verem rostos "bonitos" e roupas belas, não para um show de rock.

Miyavi estará no Brasil pela terceira vez, mas ao contrário do que foi dito sobre Versailles e seguindo um modelo mais "maisntream" de Dir en Grey, com este artista não acontece essa saturação: É um artista que se renova constantemente. A primeira vez que esteve aqui no Brasil foi pela Yamato, entre o meio crítico todos sabem que essa empresa é sinônimo de piada no quesito "produção de concertos" , mas os dois shows de miyavi no país em 2008 e 2009, aliados ao do An Cafe talvez tenham sido os mais bem sucedidos shows de visual kei em terras brasileiras.

Falando em mercado, tanto o show do Dir en Grey quanto do versailles são mais do mesmo, virão para shows onde a minoria de seus fãs irá vê-los, não criará mercado algum (afinal, eu ainda não fui ali na loja de CDs do shopping comprar CD dessas bandas pois simplesmente não à produção comercial legal deles na zona franca de Manaus) e a divulgação sempre vai visar o público alvo "jota roqueiros". A massa de "roqueiros" do Brasil ainda não está ciente sobre a cena de rock vinda do Japão, o Visual kei então...

Mas como eu escrevi algumas linhas acima, Miyavi é um artista que se renova, veio em 2008 com um show belíssimo (cheio de transtornos devido àquela piada que já mencionei) e em 2009 veio pela Time4fun, a mesma empresa que trouxe An cafe (portanto responsável pelos dois shows de visual kei mais bem sucedidos no país) e surpreendeu todos os presentes, e agora, o artista volta ao Brasil para tocar no SWU.

O SWU (Sigla de Starts With You - Começa com você) foi o evento responsável por trazer algumas bandas que a muito tempo o povo brasileiro gostaria de ver, tivemos a chance de ver o Rage Against The Machine  em TV aberta, além de outros, e este ano teremos a chance de ver o show de um artista visual kei em uma rede de TV nacional, mas usarei aqui uma frase bem clichê e deixarei uma pergunta também, para que pensem:

Se o evento "começa com você", porque não fazer disso uma realidade, e parar de poluir o estilo com infantilidades imbecis para que o visual kei seja aceito na massa roqueira brasileira?

Lembre-se, começa com você.

Crianças do Brasil....

Acordem.

Att,
Anônimo.

4 comentários:

  1. "e este ano teremos a chance de ver o show de um artista visual kei em uma rede de TV nacional"

    Não creio q MIYAVI se encaixe mais em "Visual Kei"(mesmo em suas entrevistas recentes ele fala sobre ter saido da industria VK).

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gosto do seu Blog, mas tem algumas coiass que não concordo e achei sem noção dizer que VERSAILLES só tem fangirls retardadas pela beleza deles. Se você tivesse ido no show do ano passado, teria notado uma grande quantidade de fãs velhos (30 anos mais) homens, e metaleiros que não pareciam que foram lá pra ver o Hizaki kawaii10su, não mesmo. Mas não vou ficar aqui defendendo a fanbase (que já foi muito melhor :|), mas sei lá, acho tenso generalizar AHSEHASHE

    ResponderExcluir
  4. Amigo, gostaria e uma opinião sua mais aprofundada da música do Versailles, pois com vc mesmo disse "porque sabe que a maioria absoluta de fãs dessa banda pagará e venderá seus rins para verem rostos "bonitos" e roupas belas, não para um show de rock." realmente, haviam ali ( baseado no último show do Versailles aqui)pessoas exatamente assim, sem interesse nenhum pela música.
    Mas é errado generalizar, haviam ali também headbangers já velhos, e fãs que realmente estavam ali pela música, pelo show,( e não achei eles uma minoria) e as roupas, maquiagens etc são coisas completamente secundárias. São músicos competentes, e realizaram um show grandioso com uma coisa que está dificil ultimamente, a qualidade musical.

    ResponderExcluir