sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O outro lado do Glamour - Parte 2

Na Primeira parte desse post eu falei sobre as gravadoras e da influência de Yoshiki Hayashi e Dynamite Tommy sob a industria fonográfica japonesa, nessa segunda parte irei colocar o lado underground da coisa, como funcionam as labels de visual kei independentes no Japão.

Se nos anos 80 os artistas formavam suas próprias labels para lançar as suas bandas, os anos 90 foi marcado por artistas e não-artistcas interessados no dinheiro que essas bandas podiam gerar.
Nenhuma das bandas indies do final dos anos 80 poderiam dar muito lucro pra qualquer produtor, mas se ele fizesse uma label com 10 bandas ele poderia facilmente ter uma fonte de renda explorando "artistas" que não tinham nada a perder.
Certo tempo atrás caiu na internet uma matéria de um suposto empresário que trabalhava com o que ficou conhecido como "máfia do visual kei", em um artigo muito tendencioso ele citou várias falcatruas e golpes que os donos de labels e seus produtores faziam e mostrando todo o lado fora do glamour e brilho dos palcos.
Muita coisa que essa figura (que curiosamente também é anônima) disse pode ser facilmente notado para expectadores mais atentos ou pessoas ligadas diariamente ao que acontece no Japão através da internet, porém muitas coisas ditas naquele artigo eram de certa forma duvidosos então eu colocarei aqui o que de fato acontece e é comentado nos bastidores da cena visual kei, e ao final do post colocarei os boatos.

Formando as bandas visual kei
O Visual kei é um estilo underground, nos anos 90 as bandas se formavam pelas simples intenção de fazer rock e usavam os visuais como forma de mostrar identidade, quando as labels visual kei independentes começaram a se formar, eles precisavam de artistas para obter mais lucros.
No final dos anos 90 o estilo começou a decair, as bandas que tinham a vontade de fazer rock não estavam mais vendo no visual kei um espaço bom para trabalhar, então os donos de label tiveram que traçar alguns planos para continuar lucrando.
Qualquer jovem que não tivesse estudo, que fosse causa perdida ou um rebelde sem causa, expulso de casa e vivendo à margem da sociedade era um alvo em potencial para virar um membro de banda visual kei, afinal, ele não teria nada a perder a ainda teria a chance de ser famoso.
Isso acontece até hoje, donos de labels escolhem jovens perdidos e os convencem a formar bandas de visual kei com pessoas que ele nunca viu na vida, formam-se bandas, elas acabam porque não deram certo, mudam o nome dos "músicos" e formam uma nova banda trocando os integrantes por de outras bandas que também não deram certo, até uma finalmente despontar.
Ás vezes esses jovens nem ao menos tocar sabem, e muitos viram roadies para somar certa experiência com a música e a vida nos palcos, são poucas as bandas que sobrevivem mais do que 3 ou 4 anos formadas dessa forma, e isso fica evidente devido ao número alto de bandas que anunciam Kaisan antes de completarem 4 anos de existência.

A vida dos membros de bandas visual kei.
Se é que se pode chamar de vida, a rotina de um membro de banda poderia ser chamada de "escravidão". Muitos não ganham absolutamente nada, a maioria do dinheiro é investido na própria banda e pro músico poder se manter ele precisa ter um trabalho de meio turno ou -na maioria das vezes- se prostituir. Essa pratica de "prostituição" é inclusive encorajada pelas labels, é talvez a única forma realmente lucrativa desses jovens terem algum dinheiro.
Muitas vezes as labels alugam apartamentos e colocam mais de 10 jovens para dividi-lo, membros de bandas que não tem dinheiro para cobrir despesas com moradia, e outras coisas básicas, tudo movido pelo sonho de ser um rockstar. Izam vocalista do grupo Shazna deixou público que durante muito tempo teve que dormir no carro e fazer a maquiagem no retrovisor pois as casas de show raramente tinham um camarim.

Drink Partys
As Drink Partys são pequenas reuniões que as labels promovem para celebrar alguma coisa, exatamente como um coquetel aqui no Brasil, porém com uma diferença: São fachadas para os membros de banda se prostituirem.
Fãs pagam caro para estarem presentes nas Drink Partys para terem a chance de estar perto dos seus ídolos, e elas podem até ter a chance de sair com eles - se tiverem dinheiro para isso-, e isso envolve desde dinheiro vivo até presentes caros ou outras coisas valiosas, alguns membros de banda mantém esse tipo de prática com fãs enquanto elas compram os materiais da banda, mas eles não podem se relacionar com elas de forma mais íntima.

Regras na cena visual kei
As labels colocam regras dentro da cena para manter o lucro das bandas com vendas de materiais. São proibidas que se tirem fotos em show, você deve comprar as fotos oficiais lançadas pela banda. Membros de bandas não podem ser expostos em público, qualquer exposição dos membros de bandas fora do palco faz com que parte do "glamour" da banda seja perdido, a cena visual kei vende para o público feminino e elas precisam ter esse encanto e esse sonho adolescente para gastarem todo seu dinheiro comprando os materiais das bandas.
Os membros de bandas também são proibidos de namorar, caso um membro de banda namore e isso se torne público, o encanto das fãs também some, e e elas param de comprar material da banda, por isso também é extremamente proibido que os membros de banda se relacionem íntimamente com fãs, pois o objetivo máximo da maioria delas é ter uma noite com seu ídolo e se essa relação acontecer o encanto também acaba e ela procura outro artista para gastar o seu dinheiro.

Boatos
Alguns boatos que correm a cena visual kei e que são discutíveis envolvem questão de produção das bandas.  Um deles é de que em labels com muitas bandas e muitos jovens tirados da marginalidade, existe um produtor na label que compõe boa parte das músicas e arranjos para a maioria das bandas, isso explica o porque algumas labels do fim dos anos 90 terem uma sonoridade musical próxima e por que tanto as bandas daquela época como as de agora se tornaram/tornam iguais e repetitivas.
Outro boato comum é sobre a "verdadeira máfia" que rodeia o visual kei, como por exemplo, a relação de alguns fatos com outros: Kisaki saiu do La'Sadies, virou dono de label e os outros membros formaram a banda que influenciou boa parte da nova geração, tendo inclusive um album com produção assinada por Yoshiki Hayashi. Gackt saiu do Malice Mizer em 1999 por desentendimentos com a gravadora (que é de Mana-Sama, guitarrista do Malice Mizer), o Gackt se torna um dos artistas mais populares do Japão pela Nippon Crow (Subsidiária da Sony music, mesma casa da Nippon Columbia, gravadora Major do Malice Mizer) e o Malice Mizer volta ao seu status de indie e anuncia "hiatus" menos de 2 anos depois.

Na parte três eu abordarei um assunto que gera turbulência no underground japonês: as mortes no visual kei.

Acordem.

att,
Anônimo

5 comentários:

  1. Já tinha lido esse artigo e o achei interessante (e bem mais fácil de entender agora que está escrito em português).
    Algo que me intriga, no entanto, são os namoros/casamentos.
    Gackt casou (mas devido à pressão das fãs acabou por se divorciar, segundo ouvi).
    Miyavi é casado e tem filhas. Se não estou errada, Miyavi saiu da PSC quando se descobriu que ele havia casado (e que a sua mulher, melody, estava grávida de 4 meses (ou coisa parecida)). A J-Glam foi criada pouco depois, correcto? No entanto, o Miyavi não perdeu as suas fãs (de certa forma, acho que elas se uniram ainda mais, pelo menos as não-japonesas - não tenho conhecimentos sobre como foi aceite esta situação pelos fãs japoneses). Porque ele saiu da PSC? (Ouvi boatos de que teria sido a própria PSC a anunciar o casamento do Miyavi sem que ele soubesse...)
    Gostaria de ler a sua opinião/factos sobre isto.

    ResponderExcluir
  2. Esses artistas que você citou são artistas major, depois que um artista consegue uma certa popularidade fica difícil saber certas coisas, essas fatos são mais comuns na cena indie.

    ResponderExcluir
  3. Hmm, estou a ver...
    Obrigada pela informação x3

    ResponderExcluir
  4. "Mana-sama" = lol eterno
    Quem diria, aquele que "esteve lá" é só um gordinho trakinas fã de MALICE MIZER que requenta artigos de outras pessoas.

    Amplexos adiposos,
    ...

    P.S., o correto é indies, amigo. インディーズ. Use o Google e seu tradutor de confiança melhor.

    ResponderExcluir
  5. vocÊ É QUEM PARA FALR ASSIM DO VISUALKEI? É JAPONES? É UM MUSICO DE UMA BANDA DESSE ESTILO, "TÚ" NÃO SABE NADA SOBRE VK MEU AMIGO, NÃO VOMITE EM CIMA DAS PESSOAS QUE GOSTAM DESTE ESTILO
    SEJA MAIS VERDADEIRO E NÃO QUEIRA FODER COM A MERDA DO MELHOR ESTILO MUSICAL DO MUNDO, IDIOTA!

    ResponderExcluir