quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A cena de bandas visual kei nacionais.

Meus caros leitores, se existe uma razão para vocês terem shows de bandas japonesas nesse país, o motivo é apenas um e ele está no título desse tópico.
Não vamos entrar em mérito de qualidade, muita gente tem preconceito com as bandas nacionais (e algumas realmente são muito amadoras) mas elas foram sim as maiores responsáveis pela vinda de bandas japonesas até as terras tupiniquins.
"Como?" você deve estar se perguntando, pois eu respondo:

O Brasil não tem mercado nenhum que venda visual kei, o único jeito de você ter um CD é importando, você não tem revistas que falem de visual kei, não tem programas de TV, não tem acesso a nada que a cena visual kei japonesa oferece a você se não for atráves da internet.
As bandas nacionais que inicialmente eram bandas covers  são os principais motores de divulgação do estilo no país, principalmente as bandas que não tem como foco os eventos de anime, desbravando o mundo da cena de rock tradicional, as bandas que tem influência de visual kei tentam colocar seu estilo de fazer música no meio dos já manjados rock's ocidentais, afinal, você deve achar que o rock do Japão é o melhor do mundo.
Porém, existem alguns problemas que precisam ser abordados:
NÃO EXISTE cena visual kei no Brasil, você pode até dizer que só de existir bandas quer dizer que já existe uma cena acontecendo, mas não é assim que funciona, a cena precisa de uma coisa chamada união para poder acontecer, e a coisa mais comum que se vê nos fãs de visual kei no Brasil é egoísmo, síndrome de underground, fãs que odeiam outros fãs, falta de modéstia e humildade e eu acho que eu poderia ficar aqui horas citando todos os defeitos que essa cena inexistente possui.

Muitas bandas ainda são amadoras, o primeiro passo para ser levado a sério, é ter um trabalho sério, para criar um mercado nacional as bandas precisam parar de quererem ser japonesas, por que como eu disse em outro post, você pode gostar da música do Japão, pode alisar seu cabelo para parecer um japonês, pode fazer música na língua japonesa, MAS VOCÊ NÃO É JAPONÊS. é um brasileiro medíocre e fim.
Muitos fãs de música japonesa e visual kei não aceitam que bandas façam "música visual kei", mas eu já expliquei isso em outro post também, e é completamente ridículo você achar que só por que é do Japão é bom e se é brasileiro é uma merda.
Se a música brasileira atual está uma merda, é por que vocês, OS FÃS, deixaram ficar assim, é muito mais fácil amar a grama do vizinho que é mais verde do que a nossa, por isso a música de qualquer pais vai ser melhor que a brasileira, talvez você seja tão idiota que comece a ouvir rock da Arábia Saudita e dizer que é melhor só porque é de fora do país (E ainda é capaz de chamar de A-Rock, Arabian Rock só pra se sentir descolado).

Existem muitas bandas de rock boas no Brasil (não só de rock, aliás) e que não tem o devido reconhecimento simplesmente porque o público alvo deles está de olhos fechados esperando pra ouvir apenas o que é produzido fora do país, recentemente o X Japan esteve no Brasil, e em meio ao solo de violino Sugizo tocou a melodia da canção "Chega de saudade" de Tom Jobim, talvez seja um motivo para vocês valorizarem mais a música nacional.

Bandas, sejam mais humildes e menos egoístas, a cena seria muito maior se vocês fossem unidos, bandas que não tem experiência, procurem aprender com aqueles que já estão fazendo música visual kei a mais tempo, não é vergonha alguma, deixem o orgulho de lado. Bandas experientes, ajudam as novas bandas, se elas forem guiadas de forma correta logo poderão fazer coisas bacanas também

Para finalizar, deixo aqui uma questão para ser discutida:
Se o rock cantado em alemão ganhou o mundo, se o rock em japonês está também ganhando o mundo, porque o rock cantado em português também não pode?

att,
Anônimo

3 comentários:

  1. Como em todos os casos, incluindo todos os assuntos, há algumas diferenças de opinião em relação ao seu post e o que penso, mas isso não chega a ser um problema, levando-se em consideração de que o objetivo do meu comentário não é esse. Apenas completando o pensamento de "música brasileira fazendo sucesso lá fora". Isso começou de uns anos para cá. Como você disse, Sugizo tocou Tom Jobim durante seu solo, no show, e apenas algumas pessoas puderam reconhecer a música por realmente desvalorizarem a música brasileira. Como uma opinião minha, apenas, acho que os fãs (ou "fãs", dependendo do caso) de música não só japonesa, mas de todos os estilos gringos, deveriam procurar conhecer mais a música do próprio país para poder espalhar mundo a fora. Porque há um tempo atrás, quando as pessoas ainda se interessavam pelos estilos nacionais, nós não éramos conhecidos somente como o país do samba, mas conhecido como "O Brasil de músicas". Tanto que a bossa nova e o próprio mpb tradicional, como Caetano Veloso, Milton Nascimento e muitos outros nomes eram (e ainda são) bastante conhecidos lá fora. Por fim, a essência geral do meu comentário é falar sobre a necessidade de interesse das pessoas daqui é extremamente necessária para que a nossa música, não só o rock, faça sucesso lá fora assim como eles fazem por aqui.

    ResponderExcluir
  2. Se o rock cantado em alemão ganhou o mundo, se o rock em japonês está também ganhando o mundo, porque o rock cantado em português também não pode?
    R: Porque o brasileiro tem a "síndrome da alma de vira lata". Tudo que vem de fora é melhor sem excessões.

    ResponderExcluir
  3. Não sei aonde que estão dizendo que música Brasileira é desvalorizada lá fora, tenho vários amigos que viveram na Europa ou vivem e a situação é bem o contrário...

    ResponderExcluir