Outra coisa que os fãs brasileiros adoram fazer é misturar as coisas, mas isso é até plausível e causado por um motivo: A falta de informação.
Certamente você deve ver muita gente falando por aí: "-Ah, eu curto J-Rock!", coisa que até normal pra quem vive no meio "japanese" da coisa... mas ai você pergunta pra esse mesmo fulano: "-Legal cara, eu também! Você gosta de Mr. Children?", a resposta na pior das hipóteses será, "-Que porra é essa?".
Ok, todos nós sabemos que o Visual Kei surgiu no Japão (pelo menos a cena denominada assim) e que sendo assim as bandas japonesas de Visual kei são "J-Rock", até ai está tudo ok.
Mas fã brasileiro tem a mania de misturar muito as coisas, mesmo e isso quer dizer que J-Rock e Visual kei são coisas ABSOLUTAMENTE diferentes, J-rock é apenas o rock produzido no japão, mas o visual kei é uma cena musical que surgiu la, mas pode existir em qualquer lugar no mundo. Vou colocar algumas diferenças para você entender:
*J-Rock é o rock do Japão, Visual kei é uma cena que nasceu no japão
Se apenas o fato do visual kei ter nascido no Japão faz com que ele seja exclusivamente japonês, então ninguém no resto do mundo poderia fazer rock'n roll, porquê ele nasceu nos EUA, ninguém fora da Inglaterra poderia fazer punk e ninguém fora da Alemanha poderia fazer música eletrônica. Você há de concordar que isso é ridículo
*J-Rock abrange vários estilos de rock, Visual kei mistura vários estilos de ritmos.
Dentro do rock japonês existem todos os tipos de rock conhecidos no ocidente, desde o punk-rock e rockabilly até o Death e Black metal, passeando pelo pop rock e hard rock, além do visual rock. Já o visual kei é uma cena que mistura vários ritmos, uma banda pode ter várias sonoridades diferentes e passear por elas durante sua carreira, já que a liberdade para fazer isso é imensa.
*J-Rock não pode ser considerado um estilo musical.
J-Rock é uma palavra que define apenas o país de origem e já foi explicado em um post anterior o motivo dessa denominação, já o Visual kei apesar de ter sido uma cena que aglomerou diversos ritmos, nos anos 90 ele acabou criando características próprias como andamentos inconstantes, baterias punks com guitarras fazendo acordes em ritmo de hard rock com outra executando notas limpas e modulantes (chamadas Freezing guitars) que juntas criam a sonoridade que se tornou tradicional no estilo (exatamente a fusão entre o hard rock e o pós punk).
*O Visual kei existe no mundo inteiro
Você pode até não aceitar este fato, mas existem cenas inspiradas no visual kei no mundo inteiro, começou na Asia (China e Coréia) e mais tarde Europa e estados unidos, até chegar na América do Sul. O J-Rock existe apenas e somente no Japão.
É bem provável que a maioria das bandas que você goste sejam apenas de Visual kei, se você gosta de muitas bandas que não são Visual kei, parabéns, pois você conhece um lado maravilhoso da música japonesa.
As bandas mais comuns de se ouvir falar aqui pelo Brasil são aquelas que fazem aberturas de anime, e geralmente o público mais otaku que se identifica com estes artistas Maximum the Hormone, Flow, Afromania, L'Arc~en~ciel, Porno Grafitti, Mr. Children, Beat Crusaders, Stance Punks entre outros são alguns exemplos de bandas de rock japonesas não-visual que fazem muito sucesso entre este tipo de público.
Estou certo em poder afirmar que o público de J-Rock no Brasil é 70% de Visual kei, pois eu mesmo em todos esses anos conheci poucas pessoas realmente fãs de J-Rock.
Então por favor, sejam menos idiotas e parem de misturar as coisas, J-Rock e Visual kei são coisas diferentes, parem de enfiar tudo no mesmo saco, vamos colocar a farinha de milho em um e a de trigo em outro.
Crianças do Brasil...
Acordem.
att,
Anônimo
Olha, você pode não concordar, mas o L'arc~en~ciel é uma banda Visual Kei sim, pelo menos no inicío, alguns consideram que eles foram responsáveis por criar o chamado Shiro kei, uma vertente "menos" gótica do Visual Kei.
ResponderExcluirL'arc no início da carreira era visual kei sim. Dir en Grey tbm, apesar de quase ninguém saber, antes eles se chamavam La'Sadies. Esse último comentei de curiosidade mesmo, sei que não mencionou mas enfim, bom texto :)
ResponderExcluir