segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O outro lado do Glamour - Parte 3

Talvez por ser uma sociedade conservadora, sempre que um músico de banda japonesa morre, na maioria das vezes, nunca são revelados os verdadeiros motivos, na primeira parte dessa série eu dissertei sobre a pirâmide das gravadoras japonesas, na segunda parte eu coloquei alguns fatos (e também boatos) sobre como as labels procedem com seus artistas nos bastidores, e agora eu falarei sobre o fim trágico que alguns artistas ganham ao entrar nesse jogo chamado de "mafia do visual kei".

No último post você leu que os membros de bandas visual kei vivem uma rotina de semi-escravidão e que muitos deles são tirados da marginalidade para formarem bandas, mas uma coisa que não citei e que de certa forma é bem pessoal, é que todos eles, mesmo que façam sucesso, continuam sendo humanos e estão sujeitos a doenças, emoções, sentimentos e outros coisas que todos nós não estamos livres.

Como no mundo todo, a cena visual kei não é uma abençoada, apesar do glamour todo, fora dos palcos os membros de bandas são pessoas como qualquer outra, e estando no meio rock e vindos da marginalidade, como em todo mundo, as drogas são coisas frequentes na vida de todos.
Não importa o motivo, quase todos os membros de bandas visual kei já estiveram bem próximos das drogas, para quem acompanha sites japoneses onde são discutidos os bastidores da cena pelos próprios fãs, não é difícil achar assuntos que falam dessa relação.
Quando o vocalista Daisuke morreu, a causa da morte não foi revelada, mas bastou a informação chegar as massas que logo as noticias apareceram, provavelmente ele estaria envolvido com tráfico de drogas e com a Yakuza, para um fã brasileiro isso pode parecer algo trágico, para eles isso é até normal.
Muitas mortes na cena visual kei foram inexplicadas, é claro, a morte de Hideto Matsumoto até hoje também é uma incógnita, mas devido a época, dificilmente ele tenha sido vitima de drogas, visto que a versão mais aceita é de que foi um acidente, o que não exclui que possa ter sido suicídio.
Aliás, suicídio é uma ótima causa de morte quando você vê as portas se fechando e sua perspectiva começa a morrer, afinal, quem se sentiria bem se desse o sangue por uma banda durante mais de 10 anos e ela acabasse simplesmente por ordem da gravadora por que "ultimamente as vendas não iam bem"? Se Isshi, vocalista do Kagrra estivesse vivo ele poderia nos responder.
Mas drogas e suicídio são coisas que sempre estiveram presentes em todos os estilos de rock, e não só eles, muitos músicos que precisam se prostituir para ter dinheiro no começo da carreira carregam marcas pela vida toda, doenças são coisas comuns e mesmo para o frágil japonês nenhuma doença poderia matar alguém em menos de uma semana ao menos que fosse em decorrência da AIDS, vocês poderiam perguntar isso para o baixista Jasmine Yuu se ele fosse vivo.
Todo mês os sites japoneses estão lotados de notícias de membros de bandas desaparecidos, que somem sem dar notícia e acabam deixando suas bandas simplesmente sem saber o que fazer, isso é realmente estranho para nós, mas eles sempre tem uma resposta para esses mistérios, a cena visual kei como "máfia" possui um lado ruim que difere totalmente do glamour em cima dos palcos

Ou você realmente acha que bandas como Dir en Grey fazem apresentações tão enérgicas de cara limpa?

Crianças do Brasil...

Acordem.

att,
Anônimo

5 comentários:

  1. Grande trabalho jornalístico, amigo trakinas. Eu fiquei realmente interessado na parte em qZZZZzzzzz...

    "quem acompanha sites japoneses onde são discutidos os bastidores da cena pelos próprios fãs"

    Ahh, nada como fontes fidedignas de mixis, 2ch e tanukis, que cobrem a cena com parcimônia e com muita seriedade, lol.

    ResponderExcluir
  2. Poderia falar quais os boatos acerca do sumiço do Bou do An Cafe? Eu não sei de muita coisa.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado não ter citado malice mizer, o Kami basicamente desapareceu. [?]
    E a morte do hide é um grande mistério até hoje. Aliás, tecnicamente, ele também usava drogas, só que eram cigarro e o álcool.
    Uma das justificativas mais "plausíveis" para enquadrar a morte dele como acidente, era de que ele estaria bêbado enquanto saia do banho. Estava com uma toalha em volta do pescoço, escorregou, e acabou preso na maçaneta.
    Mas, sei lá... alcoolismo? Suicídio? Assassinato, talvez? Acho que certas coisas nunca iremos saber.

    ResponderExcluir
  4. Sim, grande parte do mistério todo sobre o hide é que ele poderia estar bêbado e isso colaborou para o fato ter acontecido.
    Sobre o Bou, o que dizem é que ele largou a música para estudar, mas ninguém sabe ao certo.

    ResponderExcluir
  5. Ok, bastante interessante, de verdade. Li todos os posts agora, e, de fato, concordo com a maioria das coisas, apesar de achar algumas das críticas, digamos, um pouco duras.

    Uma coisa que me chamou a atenção é dizer sobre as apresentações energéticas de bandas como o Dir en grey. Não creio que todas elas estejam, realmente, ligadas a estimulos como drogas e coisas do genero, mesmo porque suas músicas "exigem" apresentações energéticas. Tanto que, na epoca em que eles ainda faziam visual kei (porque, pelo menos pra min, agora eles são apenas uma banda, talvez, de metalcore, me corrija se eu estiver errado), e as músicas eram mais lentas e até mesmo de cunho mais teatral, as apresentações seguiam os mesmos padrões, sendo mais calmas, mais "produzidas", se assim podemos dizer.

    Enfim, é algo a se pensar e a se discutir. Caso queira conversar mais sobre o assunto, me procure no twitter @aikaporra (digo logo que o porra não tem nada a ver com os twitter's e tumblr's de j-rock e visual kei, apenas uma pequena graça por esse ser o palavrão que eu mais gosto), e poderemos conversar de melhor maneira.

    Espero que responda,

    Até a próxima.

    ResponderExcluir