quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O outro lado do Glamour - Parte 1

Nos anos 90 o Japão viu o auge do visual kei, essa popularidade cresceu devido a duas pessoas: Yoshiki Hayashi e Dynamite Tommy.

Cada um deles cuidou do visual kei em sua região, sendo Yoshiki Hayashi dono da Extasy Records e Dynamite Tommy dono da Free-Will. Essas duas gravadoras foram fundamentais para direcionar o visual kei ao mainstreem, a partir do momento em que ele começou a ser visto de forma lucrativa, surgiram centenas de selos independentes que agregaram bandas em busca de dinheiro, e existem muitas histórias que circulam os bastidores sobre as formas inescrupulosas que essas labels comandavam seu cast de artistas. Abaixo farei uma breve lista de algumas labels indie de visual kei:

Applause Records
Dono: Kamijo (Lareine/Versailles)
Periodo e Status de atividade: 2000-2006, indie (Se tornou agregada da Sharow Artist Society em 2006)
Bandas: Lareine, Izabel Varosa, Belles.

Tears Music
Dono: Fujiwara Yasuhiro
Período e status de atividade: 1993-2000, indie
Subsidiários: Ennamel Records, Monster Production e Key Party
Bandas: Media Youth, Penicillin, Silver~Rose, Sleep My Dear, orivia, Celluloid
**Ennamel Records
    Bandas: Baiser, Domestic Child, Je*Reviens, Yukari, Raisen Virus
**Monster Production
    Bandas: Baiser, Deshabilliz, 
**Key party
    Bandas: Agnus~Dei, CROW, Aliene Ma'riage, NéiL, NOi'X, Eliphas Levi, Missalina Rei, Lar~mia, Noir Fleurir, Rapture, SPEED-iD


Matina
Dono: Kisaki (Phantasmagoria)
Período e status de atividade: 1997-2002, indie.
Subsidiárias: Eternal, Storm
Bandas: Azalea, Crescent, Das:Vasser, Derail, Describe, Distrail, Dué Le Quartz, Eze:qul, GARDEN, Gu:laymu, Kawon, Lavender, Laybial, Lubis Cadir, Lumi/Ere, Madeth Gray'll, Mars, Mëbius, méffist, MIRAGE, Mist of Rouge, NADIA, Remage, Ruiza, Sense of Shapes, Syndrome, Vierge, vellaDona, Zephyr
**Eternal
    Bandas: Cuartet, Deadly Sanctuary, gazette, Vice†Risc, Sugar Trip, Kar'MariA, La'miss†fairy, Kilah, Earl Grey, Garnet, Kar+te=zyAnoze,  Gill'e cadith
**Storm
    Allure idea, ArcAdiA, I's, Philia.

Under Code Production
Dono: Kisaki (Phantasmagoria)
Período e status de atividade:2003-presente, indie.
Bandas: Phantasmagoria, Megaromania, chariots, 12012, ClearVeil, E'm Grief, Hiskarea, hurts, karen, Lamina, Siva, Mist of Rouge, Mar'Derayla, Vidoll, Zodia, Kisaki project, entre outros.

Midi:nette
Dono: Mana-Sama (Moi dix Mois)
Período e status de atividade: 1993-presente, indie.
Bandas: MALICE MIZER, Moi dix Mois, Schwarz Stein

Red List Entertainment
Dono: Kawanishi Shingo (Jesus_Christ/La~Bial)
Período e status de atividade: 2006-2010, indie
Bandas: DIO~Distraught Overlord~, XOVER, VII-Sense, S-S, Low Head Machine, Secilia Luna, Dollis, auncia, 

Darkest Labyrinth
Dono: Kiwamu Kai (BLOOD)
Período e status de atividade: 2000-presente, indie.
Bandas: BLOOD, Dj SiSeN, Seileen, Takuya Angel GPKISM

Starwave Records
Dono: Kiwamu Kai (BLOOD)
Período e status de atividade: 2010-presente, indie
Bandas: BLOOD, Misakura, Tokami, THE SOUND BEE HD, Suicide Ali, Xodiack, Variable Messiah entre outras

Sharow Artist Society
Dono: Kamijo (Versailles)
Período e status de atividade: 2006-presente
Bandas: Versailles, Matenrou Opera, Hizaki Grace Project, Metis Gretel, Dollis Marry.

Extasy Records
Dono: Yoshiki Hayashi (X-Japan)
Período e status de atividade: 1986-presente, indie.
Bandas: Gilles de Reis, Glay, Ladies Room, Luna Sea, Media Youth, Tokyo Yankees, Virus, X Japan, Youthquake. Zi:Kill, The Zolge, entre outras.

Free-Will
Dono: Hiroshi "Dyamite Tommy" Tomioka (COLOR)
Período e status de atividade: 1986-presente, 
Bandas: BIS, By-Sexual, COLOR, Dir en grey, Kamaitachi, Rentrer en Soi, SPEED iD, Red Tail Cat, Gilles de Rais, entre outras.


De todas as labels acima citadas, as duas últimas estão no topo da pirâmide. Elas comandam desde 1986 o que grande parte do público japonês irá ouvir.
Tanto a Free-Will quanto a Extasy records são distribuidoras das maiores gravadoras do Japão, sendo que a Free-will cuida indiramente dos negócios de outras gravadoras como a Ps Company (que nem citei ali pois todos devem conhecer).
A free-will tem contrato direto com a Sony, e também com a Avex Group que é a maior rede de faturamento artístico japonês atualmente. Podemos dizer que se um artista virou major é porque Dynamite Tommy ou Yoshiki Hayashi assim quiseram, eles comandam: King Records, PS Company, tem contratos com Universal Music, Sony, EMI, BMG e qualquer outra gravadora que você possa imaginar e exista no Japão.
No próximo post dessa série vou colocar como as labels indies escolhem seu cast e como vivem os músicos de visual kei no Japão.

Acordem.

att,
Anônimo

Um comentário:

  1. Amigo, só porque você sabe copiar e colar textos de Wikipedias, 2ch e Tanukis (lols sinceros) da vida, não significa que você conhece visual kei. Significa que você sabe usar o Google. Pare de passar tantos recibos, amigo.

    Amplexos
    ...

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