quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Falando em fãs...

...recebi um comentário em um post e fiquei feliz ao ver que era algo até extenso, mas a cada palavra que lia rolava de rir.
Existe um pequeno erro em as pessoas acharem que acham. É uma "acho que acho" infinito e as pessoas tem a capacidade de entupir e gastar tempo falando de algo que nunca viveram achando que são reais, enfim, eu não vou me estender, mas deixarei o comentário em forma de post para todos lerem:

"Uma pessoa anônima me pediu pra colar o comentário dela:

"O que é Visual kei?

Visual kei , como conhecemos no ocidente, é um movimento musical japonês que teve origem nos anos 80 e que é definido pela liberdade musical e visual de seus músicos e uma forte relação com um conceito, o que dá um ar teatral às bandas que são rotuladas assim."

Errado. Primeiro, vamos ao conceito de "movimento":

"Movimento - agitação, fermentação política; Denominação de certos agrupamentos políticos"

Fonte: Larousse Cultural.

Qual objetivo do visual kei? Nenhum. Sabe porque nenhum? Porque para os próprios artistas que compuseram a primeira leva do visual kei, para quem "formulou" o visual kei, havia controvérsias sobre o sentido dele.
Para uns era uma forma de expressão, para outros era um estilo de indumentária, para outros, era um sentido de vida, uma filosofia. Que tipo de movimento se articula sem base?

"definido pela liberdade musical"

Mentira. O visual rock (colega, você já erra por chamar o estilo músical puramente de 'visual kei') como qualquer estilo musical, teve uma base clara de composições bem semelhantes, até "vertentes", por assim dizer. Haviam vertentes mais puxadas pro metal, tipo o X Japan e aquele pop experimental tipicamente japonês do LUNA SEA, MASCHERA, Laputa etc. O pop rock mais puro e de influências Glam, tipo o DEAD END e os mais "góticos", tipo BUCK-TICK e SOFT BALLET (que eram mais pro dark wave etc.). Não era "libertário".

"e uma forte relação com um conceito, o que dá um ar teatral às bandas que são rotuladas assim."

Que conceito?? Ar teatral? Sabe o que é teatro? O que eles tinham era PERFORMANCE, não ar teatral. Virou Kabuki agora?""



Pois bem, você diz que eu errei ao definir o visual kei como um "movimento", de acordo com sua própria definição da palavra, ele mesmo diz que estou certo, por que apesar de muitos artistas não estarem certos sobre o objetivo, isso não exclui o fato de que gerou uma repercussão social, uma agitação no underground japonês em volta dessas bandas e, a partir do momento em que se formaram as labels essas bandas foram agrupadas, o visual kei foi sim um movimento musical, e isso estava nas ruas e não em uma página de dicionário.

Muitos artistas em entrevista deixam claro quando perguntam o porquê de estarem em uma banda visual kei: a liberdade. Logo, chame as bandas de mentirosas, não à mim.

Essas "bases claras de composições semelhantes" é o que geral definiu como "visual rock" e eu falei disso já em outro post, se você tivesse lido não estaria falando besteira, mas se você fica feliz eu posso escrever sobre "Visual kei x Visual rock"

Caso você não saiba, muitas bandas visual kei possuem conceitos, mas você também não deve saber disso porque conhece as bandas "por cima", não entende japonês e depende das traduções do google ou de pessoas fanáticas que traduzem as letras... miyavi veio pro Brasil com uma turnê chamada "This is the japanese kabuki rock" e eu realmente fico triste em saber que esses anti-fãs como vocês se sintam bem em ser tão ignorantes.

att,
Anônimo

6 comentários:

  1. A resposta da pessoa:

    Você é dos que tem o VK como "movimento de resistência”? “Movimento" musical porque criou vários selos? ESTILO musical, não movimento. Porque se for assim, todo estilo é movimento.

    "e isso estava nas ruas mimimi"

    Você tava lá? Sentiu a sociedade politizar-se pelo VK? Desculpa então se na década de 80 eu tava no Brasil nascendo.
    Você diz que muitas bandas colocam o VK como meio de liberdade, mas o BUCK-TICK que é uma das mais importantes disse que eles só achavam maneiro. O D'ERLANGER além de outras também se posicionam assim. O L'Arc por exemplo tinha tanto conceito que os caras ficam putos quando chamam eles de VK nos dias de hoje e o Jeanne da Arc usou claramente o VK pra vender, durante uma parte pequenininha da carreira.
    Então se você está se referindo, por exemplo, àquela famosa entrevista do ayabie, tá na hora de rever seus conceitos.

    "Muitas bandas de visual rock possuem conceito"

    Tá, muitas bandas de MPB também. Isso não generaliza um estilo inteiro como "conceitual".
    Artistas conceituais não tornam um estilo conceitual. Afinal no funk carioca original nós tinhamos um conceito. Então o funk é conceitual?

    Fora que você disse que eu fico na dependência de ler outro post para entender o porquê de você ter usado VK. Pô, ou usa o termo direito, ou não usa. Virou enciclopédia pra ter recorrência em outra palavra?

    Ouço e leio a respeito do estilo há anos, inclusive conheço o conceito da tour do myv citada, creio que não seja tão ignorante quanto você pensa.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, amigo. Adorei seu blog. Chorei safiras quando li as abordagens da sua sapiência impressionante. Inspirado em você, criei também um templo pra essa maravilha asiática que é o jóta-roque: o AnãoJrock. Espero sua visita, tem bolo!

    ResponderExcluir
  3. "Não esqueça, se você não concorda com qualquer coisa escrita aqui, apenas feche a página e siga sua vida"
    Respondendo a sua pergunta sobre minha presença durante os fatos que descrevi: Sim, eu estava.

    ResponderExcluir
  4. lol, o amigo se ardeu com meu humilde e simples comentário. Força Google, digo, Anon!

    Amplexos,
    ...

    ResponderExcluir
  5. Então Anonimo, eu acho que você tem uma visão um pouco diferente da relatada por pessoas tipo Noriko Shoji, que... digamos, também estava lá. Essa crença de que o visual kei politizou "cenas", como você gosta de chamar, já foi posta abaixo por vários argumentos, tanto sociais quanto comerciais e etc.

    ResponderExcluir
  6. Não que ela tenha sido posta abaixo, ela apenas não se aplica mais da mesma forma que antes, este blog foi feito para ser acompanhado, existem muitos assuntos que ainda não foram abordados ou que eu apenas falei de forma vaga, mas eu pretendo colocar o outro lado também. Abraços.

    ResponderExcluir