quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Dez albuns para fãs de visual kei (Parte 2)

Espero que vocês todos tenham tido a boa vontade de ouvir os álbuns que citei no último post, agora sigo com a lista para os anos 90.


Luna Sea - Mother
(1994)
Se o Luna Sea é a primeira, o que será que vem depois afinal? Pois é amigos. Este álbum trás o que é considerado hoje o "hino" do visual rock, a faixa Rosier. Podemos dizer que este CD é o exato meio termo do Luna Sea do primeiro álbum para o Luna Sea antes do "fim". Músicas deste trabalho sao executadas ao vivo ainda nos dias atuais: Rosier, Loveless, In Future, True Blue e Mother. É um disco obrigatório para qualquer fã de visual kei.

Kuroyume - Mayoero Yuritachi
(1994)
Talvez "Yuri no Hanataba" seja uma dos riffs mais conhecidos do visual kei (ironicamente um dos mais copiados também). É um dos primeiros trabalhos do Kuroyume e não restava dúvidas que kyoharu e hitoki colocariam sua marca no estilo, sobra criatividade neste CD. Ele segue a sonoridade clássica que foi moldada pelo D'erlanger, mas conseguiu deixar sua marca peculiar, marca essa que é notável em todas as bandas que também vieram de Nagoya, e a música já citada é o exemplo, a sonoridade decadente de "Yuri no hanataba" foge do padrão "nostalgico" comum do visual rock e definiu os padrões do estilo de Nagoya. Kuroyume foi uma influencia direta para diversas bandas tais como Dir en Grey. Ouça com atenção Utopia, For Dear , Masochist Organ e a belíssima Aimed Blade at You.


hide - Ja Zoo
(1998) 
 
Não, o guitarrista hide não tem esse mérito todo a toa. Pra começar vocês só "gostam" de visual kei porque ele inventou o termo, se não fosse ele provavelmente você não saberia que isso existia e ainda estaria curtindo slipknot e achando a coisa mais legal do mundo. Infelizmente hide nos deixou antes de ver este trabalho ser lançado, o que foi uma pena, pois definitivamente é o mais alto grau da boa música sendo jogado para dentros dos ouvidos, do primeiro ao último segundo a única vontade é mais. Ja Zoo só não é perfeito porque não é maior, ou talvez este detalhe o faz tão grandioso e tão influente para o que todos vocês escutam hoje! Pink Spider, Rocket dive, leather face, tanto faz. Escolha qualquer uma e delicie-se.


Malice Mizer - Merveilles
(1998)
Então você se pergunta: "Por que o Malice Mizer?" Apenas escute este álbum. Essa banda extremamente peculiar pode não ter sido a mais famosa da sua época mas este álbum trouxe um extremo que outras bandas apenas havias beliscado. Outro grande fator é que apesar de ter influenciado muita gente, nunca alguém conseguiu fazer nem sequer parecido com o que o Malice Mizer fez em qualquer época, no seu álbum major então... Neste trabalho estão presentes os clássicos Bel-air, Gekka no Yasoukyoku, Au revoir e Illuminati, depois disso, olhe os clipes e escute o álbum do começo ao fim e se deixe levar pela história, item obrigatório.

Dir en Grey - Gauze
(1999)
Nada que o Dir en Grey tenha lançado até hoje superou o sucesso desse álbum, os singles continuam sendo os mais vendidos e lá se vão 14 anos desde que Gauze foi lançado. Produzido pelo yoshiki (baterista e pianista do X-Japan), a banda é um misto de todas as outras bandas desse lista (menos o Malice Mizer, pra nossa sorte). Tem o kuroyume, o luna sea, o X (os pianos de Cage estão ali por acaso?) Toda uma geração do visual kei que infelizmente já está se desfazendo foi moldada com este álbum o que lhe dá o direito de estar nessa lista. Recomendo as seguintes canções: Yurameki, Raison Detrê, Cage, Yokan e Akuro no Oka


No fim a lista ficou assim:
(1987) BOOWY - Psychopath
(1988) Buck-Tick - Seventh Heaven
(1988) X - Blue Blood
(1989) Dead End - Zero
(1989) D'erlanger - La Vie En Rose
(1994) Luna Sea - Mother
(1994) Kuroyume - mayoeru yuritachi
(1998) hide. - Ja Zoo
(1998) Malice Mizer - Merveilles
(1999) Dir en Grey - Gauze

Aqui a primeira parte: PARTE 1

São 10 álbuns essenciais para fãs de visual kei, se você nunca ouviu algum deles recomendo que vá ouvir, se não você vai ser piada na escola! Como eu disse, se você é fã de Mejibray e Versailles nem deveria ter lido este artigo, mas se chegou até aqui aproveite e abra sua cabeça para o que realmente há de bom e criativo no visual kei, aí estão 10 albuns ótimos para começar a se aprofundar no verdadeiro visual kei, o resto é por sua conta própria, então criança, acorde...


anon.jrock@yahoo.com.br
https://www.facebook.com/Anonjrock

5 comentários:

  1. Ja, Zoo? JA, ZOO? Com PSYENCE no currículo do hide, vai me colocar Ja, Zoo?

    De novo, jogou pra galera com nomes fáceis, o que de certa forma é bom porque são discos incríveis mesmo, mas faltou o underground. Faltou Keen Kiss Me, Shuumatsu no Joukei, Dai 5 jikkenshitsu, Sculpture of Time (ou Dwellers of a Sandcastle), MIRAGE, Taiyou no Toriko, mind soup... na verdade, o visual kei anos 90 é tão bom, mas tão bom que se fizer um top 50 ainda falta coisa.

    MOTHER é excelente, mas escolher disco do LUNA SEA é como escolher entre pai e mãe. feminism é o auge do Kuroyume moleque, mas muito melhor e influente é Chuuzetsu, que em três músicas definiu tudo que o visual kei underground raiz seria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo por parágrafo:

      Sim, o Ja Zoo.

      Sim, joguei nomes fáceis, por incrível que pareça os ditos "fãs de visual kei" que aparecem por aí raramente conhecem os "nomes fáceis". Se eles não conseguem mastigar o hide e luna sea como fazer para engolir o cali gari e o Aliene mariage?

      Não tem como escolher só um álbum deles, e escolhi estes dois pra referência, não gostou? paciência

      Excluir
  2. Seu blog é legal, mas toda vez que leio um post sinto um desprezo, tudo bem, é triste a alienação que as pessoas tem para com o visual kei, mas a forma como vc escreve destroi pobres mentes. Rs Mas assim, lembre de vc com treze anos, o quanto ridículo era (todo mundo é ridiculo na adolescência), nem conheço vc mas sei que a sua idade é bem mais madura do que essas crianças correndo por ai fingindo ser orientais, dá um descanso, a causa do blog é boa, mas vc ira conseguir "acordar" mais pessoas se mudar um pouco a forma escrita, e como sempre as melhores bandas estão no passado, mas também se pode ouvir coisas atuais, sem ser uma banda "morta". Afinal estamos vivendo esta geração e se trancar em um museu não mudara o presente, vc diz p todo mundo acordar, acorda vc também que ñ é só nas decadas passadas que tem música boa.

    ResponderExcluir
  3. Ola, Gosto muito de Sua Postagrns mais, por favor, fale mais do Malice Mizer, acho que daria uma boa materia, continue com o blog.

    ResponderExcluir
  4. E ae blz? Quase 2 anos hein que vc n dá as caras hehehehe Então se vc quiser me add no FB de boa, vc manja de JRock e tals. E queria ser seu amigo virtual heheheh E msm que vc n queira usar seu perfil seu msm, se tiver um perfil meio fake, já tá bom.
    Meio que senti sua falta XDDDDDD

    ResponderExcluir