domingo, 4 de novembro de 2012

O futuro da indústria musical - Parte 2

Os anos 80 foi a década da formulação das raízes de diversos estilos influenciados pelo punk dos anos 70.
Nos Estados Unidos a MTV fortaleceu a vinda das bandas de Glam metal e do hard rock, enquanto na Europa os estilos de música pop e música clássica pareciam cegos diante da explosão underground que se seguia com o new wave, powerpop e o introspectivo EBM. No japão a coisa funcionou na base da união e bandas de diversos gêneros alcançaram status nacional, mas na mudança de década algumas coisas começaram a mudar.

Os anos 90
Logo na mudança de década o Glam metal perdeu a sua popularidade, o brilho, os grandes shows com luzes e aquelas superproduções visuais já não estavam mais satisfazendo o público jovem americano. a MTV precisava fazer algo para reanimar as almas de seus espectadores e gerar mais dinheiro, foi então que tudo foi destruído para ser reconstruído. Um das principais influencias do "Rock alternativo" foi o The cure, e aquele som minimalista influenciou diversos artistas que despontaram nos anos 90, e a MTV apostou em dois gêneros de rock alternativo: o Punk-funk de bandas como Faith no more, e o garage rock que foi conhecido como grunge. Começava ali a era do rock alternativo.
Haviam voltado aos anos 70, toda a superprodução e brilho do Glam Metal foi deixado de lado para dar lugar ao rock de garagem, onde três amigos podiam se reunir na garagem com seus equipamentos baratos e fazer rock. Foi assim com Nirvana e uma geração inteira inspirada nesse exemplo. A morte do vocalista do Nirvana foi então o baque para colocar o rock alternativo na linha de frente das produções americanas dos anos 90.
Na Europa a música pop ganhava força, o EBM da Alemanha revolucionou em alguns aspectos da música eletrônica, que já haviam sido explorados por artistas de power pop desde a revolução dos sintetizadores nos anos 70, e o Japão sempre comprou todo o tipo de música de todo o mundo. Nos anos 80 alguns jovens se uniram para quebrar a falta de espaço que eles tinham e conseguiram atingir o mainstream musical japonês pegando as influências de outros países nos anos 80: o punk, o glam, o heavy metal, o new wave, e nos anos 80 o garage rock e o rock alternativo, eles tinham todos os meios, a indústria só precisava do motivo.
E o X-Japan deu o motivo que eles precisavam, e ele veio com um nome muito habitual para vocês: Visual kei.

Até hoje há discussão sobre "o que é visual kei", pois o kanji usado para definir "kei" pode ser lido como "estilo", 'forma", "tipo", ou até mesmo "linhagem". O Visual kei eram aquelas bandas que usavam um visual muito chamativo, extravagante na maioria das vezes fora do comum, era a música feita também com a "forma visual" de seus artistas. até que a indústria japonesa viu algo lucrativo e resolveu fazer o "visual kei" virar uma cena em específico: E assim fizeram até alcançar o topo no japão, algumas bandas já chegaram a mencionar em livros e entrevistas que era "muito bom" falar sobre visual kei naquela época. Porém, a saturação de bandas foi tanta que ao final dos anos 90 o público parou de consumir visual kei. Um após o outro, os selos foram falindo e desaparecendo, permanecendo alguns com bandas lucrativas, foi criado todo um sistema, porém ele já foi discutido aqui em outra postagem. A coisa começou a ser pouco lucrativa, e aquela forma de rock alternativo já não era mais atrativa, houve então uma divisão, e chegamos ao novo século.

Na próxima postagem escreverei sobre a primeira década do novo século, e o desenho que proporcionou a expansão do visual kei no ocidente: A internet.

Um comentário:

  1. Finalmente um blog que eu vejo que escreve de forma sensata e não encara o Visual Kei como algo "estritamente Japonês" e consegue relacionar suas influências com a New Wave, o Glam Rock, Heavy Metal, etc., e coloca de forma muito satisfatória e convincente vários causos do JRock Visual Kei que os fãs insistem em não ver, mas que são fatos verídicos, como o X Japan ser uma banda de Heavy Metal que utilizou um rótulo e um estilo visual para ser considerada banda de Vanguarda do Rock Japonês. Fora outros textos que eu li (referência ao botinada, EXCELENTE SACADA) e esses mais recentes sobre o futuro da indústria musical...

    Eu partilho de muitas opiniões semelhantes, outras eu até discordo, mas vejo aqui um blog bem escrito e com argumentos bem legais, encontrei por acaso e gostei bastante do que li. Diferentemente de outros, que tem sindrome de "vira lata" e acreditam que o Visual Kei é um estilo TOTALMENTE ORIGINAL, este aqui é pé no chão. Ganharam um leitor, que passará a frequentar mais por aqui.

    Belos textos.

    ResponderExcluir